Percurso Alfa Pendular - site: CP
Duas classes repletas de conforto
O Alfa Pendular é constituído por duas classes: a Turística e a Conforto, ambas desenvolvidas para proporcionar um maior conforto e uma maior segurança para os viajantes que além de poderem descontrair também podem optar por trabalhar. Este comboio têm à disposição dos seus utilizadores serviços de cafetaria, mini-bar, canais áudio e vídeo (com a oferta de auricular incluída), fraldário, duas casas-de-banho por carruagem, tomadas para computadores portáteis em alguns lugares e serviço de refeição ao lugar, em ambas as classes. Na classe conforto inclui ainda bebidas de boas-vindas, atendimento personalizado e distribuição de revistas e jornais ao lugar.
Classe Conforto – autor: desconhecido, site: skyscrapercity
Classe Turística – autor: Carlos Pérez Amau
Novo serviço disponível
É ainda possível, desde do passado dia 17 de Maio, aceder a comunicações móveis (voz, vídeochamada, SMS, MMS e Internet). Mário Lino, ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, realçou, à Lusa, a importância deste facto pois “a grande parte dos passageiros que utilizam este meio de transporte são ligadas ao mundo dos negócios e aproveitam a viagem para continuar a trabalhar, era fundamental que os comboios permitissem fazer isso". Francisco Cardoso dos Reis, presidente da CP, segundo o Público, garantiu que esta novidade do Alfa Pendular não trará aumentos nos preços e que a partir de agora os passageiros poderão usufruir dum serviço de comunicações móveis sem qualquer tipo de dificuldades de recepção de sinal.
Áreas para clientes com necessidades especiais
Existem áreas específicas para clientes com mobilidade reduzida e necessidades especiais. O Alfa Pendular está equipado com elevadores de acesso para cadeiras de rodas, da plataforma para o comboio, dois lugares reservados e uma instalação sanitária adequada, ambos na carruagem quatro (CP).
Serviços especiais para pessoas com mobilidade reduzida – autor: Carlos Pérez Amau
Lugares especiais – autor: desconhecido, site: skyscrapercity
Descontos Cartão Jovem
Este serviço ferroviário inclui descontos de terça a quinta-feira mediante a apresentação de cartão jovem, facto que agrada os estudantes que são constantemente caracterizados por andarem sempre a “fazer contas à vida”. Embora este aspecto possa ser essencial, é a velocidade que faz com que o Alfa Pendular esteja entre o serviço de caminhos-de-ferro preferido dos alunos das universidades. Sara Antão, natural de Quelfes e estudante de Arquitectura em Lisboa, diz que o facto de ser o comboio mais rápido influencia em muito a sua escolha quando toca ao meio de transporte para “ir de fim-de-semana à terrinha”.
Preço elevado
Apesar de todas as excelentes condições que este comboio tem, existem estudantes que preferem utilizar outro tipo de meio de transporte. Vera Rodrigues, natural da Póvoa do Varzim e estudante de Comunicação Social em Coimbra , enumera motivos económicos como a principal razão porque não utiliza o Alfa Pendular. João Reis, estudante de Engenharia Química também em Coimbra, prefere ir para a sua cidade natal, Olhão, de autocarro pois “é mais barato, 25 euros!”.
"é mais rápido"
Porém parece que o factor velocidade continuará a ganhar ao factor preço, pois por vezes umas horinhas de viagem a menos fazem muita diferença na vida de estudantes que passam muito tempo longe dos amigos e da família. Assim como para Miguel Caiado, natural de S.Brás de Alportel e estudante de Engenharia Química em Coimbra, a escolha pelo Alfa Pendular é óbvia pois “é mais rápido, apesar de ser só mais duas horas que o inter-cidades, mas para nós (algarvios) torna-se significativo, apesar de ser muito caro.”, também para Pedro Caboz, natural de Olhão e estudante de Ciências Farmacêuticas em Coimbra, o Alfa Pendular é a melhor escolha “Porque é mais rápido, cómodo e é quase directo para a minha cidade! Apesar de achar o preço do bilhete muito elevado!”
Sequência de imagens do Alfa Pendular – autor: Bernardo Rafael
Alfa Pendular Lisboa - Braga – autor: Gallendinu
Fontes de informação:
. wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfa_Pendular
. Skyscrapercity - www.skyscrapercity.com/showthread.php?referrerid=39159&t=264338
. Público - http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1329089
. YouTube - http://www.youtube.com/
Nota: todos os sites foram consultados no dia 19 de Junho de 2008.
(Reportagem realizada para a disciplina de Jornalismo Digital, leccionada pelo docente Francisco Amaral. Junho de 2008)