segunda-feira, 12 de maio de 2008

Primeiras “passas” da lei do tabaco

Cigarro - autor: desconhecido, site: Hospital do futuro

Nova Lei do Tabaco em Portugal

Parece quase inevitável neste início de ano não se falar sobre a nova lei do tabaco, que entrou em vigor no dia um de Janeiro de 2008. Os telejornais, as estações de rádio, os blogs na Internet, a imprensa escrita, ultimamente não passam sem notícias sobre as quais se fala na tão contestada lei do tabaco. Seja porque o presidente da ASAE foi apanhado num casino a fumar uma cigarrilha na madrugada do dia de ano novo, seja porque os reclusos não têm espaços próprios para fumarem dentro das prisões, quer porque alguém se recusou a apagar o cigarro num estabelecimento e a polícia teve que intervir, quer porque algum espaço fechado não tinha a devida sinalização. Este tipo de informações têm recentemente entupido os meios de comunicação social.

Tempo de adaptação

Penso que se tem armado um circo em volta desta situação toda. É normalíssimo que nos primeiros tempos existam manifestações contra a nova lei que vai privar as pessoas do seu fiel companheiro, o cigarro. Porém países como a Inglaterra e a França também já adoptaram esta lei à mais tempo e hoje em dia já todos os seus cidadãos cumprem a lei sem exprimirem as suas opiniões, estando já conformados com esta.

Futuro fracasso?

O governo português deu a escolher aos proprietários dos estabelecimentos (restaurante, bar ou discoteca) se pretendiam ser um local de fumadores, sem fumo ou misto. Cabe agora a cada indivíduo escolher qual o sítio que prefere frequentar. Será este um sinal de um futuro fracasso desta nova lei antitabagista? Pensemos, se a lei fosse aplicada para que todos os estabelecimentos fossem espaços sem fumo, os proprietários desses mesmos locais não iriam ficar a perder clientes, pois os fumadores não teriam outra opção senão frequentarem o espaço e usufruírem do seu “cigarrinho” na rua.

12mil mortes anuais

Não pudemos simplesmente deixar de lado certos aspectos importantes como as 12mil mortes anuais devido ao tabaco, só em Portugal! Ou esquecer que o fumo do tabaco é a principal causa da poluição da Europa!

Maioria dos portugueses são contra o tabaco

Tendo em conta estudos que provam que a maioria dos portugueses são contra o tabaco, penso que esta nova lei veio tornar a vida de muitos portugueses mais fácil pois tanto como os não fumadores não têm que se incomodar em estarem num espaço com fumo, os fumadores vêm-se, quase como que, obrigados a fumar menos. Estará alguém disposto a arriscar-se a pagar até 750 euros por fumar num local proibido? Visto que desde de 1996 o número de fumadores caiu 32%, certamente esta lei será um bom empurrão para todas aquelas pessoas que querem deixar de vez o vício do cigarro.

(Artigo de opinião realizado para a disciplina Jornalismo de Imprensa (2ºano) leccionada pela docente Susana Borges. Janeiro 2008)

Sem comentários: