segunda-feira, 26 de maio de 2008

“ Um bom empurrão para deixar de fumar”




Para Diogo Coimbra, fumador há dez anos, a nova lei do tabaco, em vigor desde de um de Janeiro de 2008, apesar de ainda não estar bem regulamentada vai contribuir para a diminuição do número de fumadores em Portugal.

Elisabete Paulos Ribeiro – Quais os motivos que o levaram a começar a fumar? Influência dos amigos?
Diogo Coimbra –
Sim. Comecei a fumar tinha por volta dos 16 anos e foi para me assumir como adulto e também por influência. Os meus amigos fumavam na escola e por brincadeira comecei a fumar também. Depois comecei a comprar maços de tabaco e quando dei por mim já era um fumador regular.

E.P.R. – Qual a sua opinião em relação à nova lei do tabaco?
D.C. –
A minha opinião diverge em dois sentidos: por um lado acho bem em locais com pouco espaço, os fumadores terem que se retirar e irem fumar para a rua, porque os não fumadores não têm que levar com o fumo. Por outro lado acho mal, porque é um bocado “discriminação”, pois é como dizerem: “já que fumas sai daqui porque não podes estar aqui neste espaço reservado só a não fumadores”. Porém penso que já devia estar tudo regulamentado para as pessoas saberem, ao certo, como é a nova lei do tabaco.

E.P.R. – Não acha que se fosse totalmente proibido fumar em locais fechados, a lei seria muito mais facilmente aplicável, apesar de mais contestada?
D.C. –
Não. Acho que talvez houvesse muito mais confusão do que aquela que já há.

E.P.R. – Vai deixar de frequentar espaços que costumava ir e fumar à vontade porque são agora locais sem fumo?
D.C. –
Depende. Se for sozinho, prefiro ir para outros sítios. Se for num grupo onde estejam não fumadores e decidamos ir para ai, tenho que me sujeitar e tenho que ir fumar fora do estabelecimento.

E.P.R. – Então prefere sair a arriscar-se pagar uma multa entre 50€ e 750€ por fumar em locais proibidos?
D.C. –
Prefiro sair, evidentemente! Não só por causa do dinheiro, mas também pelo respeito pelos outros.

E.P.R. – Poderá esta nova lei servir de empurrão para quem quer deixar de fumar?
D.C. –
Sim. Acho que nesse aspecto é positivo, porque se uma pessoa está a tentar, ou a pensar, deixar de fumar, é o empurrão que faltava para se decidir mesmo em largar o vício do tabaco.

E.P.R. – Vem esta lei de uma certa forma motivá-lo a largar o tabaco?
D.C. –
Poderei vir a deixar, porque ter que me levantar para fumar…pelo menos leva-me a reduzir. Só que depois é preciso mesmo força de vontade, mas um bom empurrão para deixar de fumar é!

E.P.R. – Sabia que a principal causa de poluição da Europa é o tabaco? Qual a sua opinião em relação a isso?
D.C. –
Não sabia. Acho que se deviam preocupar com outras coisas piores.

E.P.R. – Como encara as 12 mil mortes anuais, só em Portugal, devido ao tabaco? Factos como este não o levam a pensar largar o vício do cigarro?
D.C. –
Eu gosto mesmo muito de fumar. Já pensei várias vezes em deixar de fumar e uma vez até consegui para durante 6 meses! Só que existem sempre condicionantes, como por exemplo, o álcool e as saídas à noite. Estar a beber e não fumar é muito complicado, pelo menos para um fumador. Acho que acima de tudo é preciso muita força de vontade e não é de um momento para o outro que se consegue ganhá-la.

E.P.R. – Desde 1996 que o número de fumadores em Portugal desceu 32%, o que pensa ter acontecido para que isso ocorresse?
D.C. –
O aumento do tabaco e a consciencialização das pessoas. Agora há muito mais informação sobre o risco que se corre quando se começa a fumar e as pessoas passam a optar por serem não fumadoras. E a implementação desta nova lei, também, vai contribuir para que o número de fumadores diminua.




(Entrevista realizada para a disciplina Géneros Jornalísticos (2ºano) leccionada pela docente Cláudia Araújo. O entrevistado é um colega de curso. Janeiro 2008 )

1 comentário:

Anónimo disse...

Hello... cá estou eu a comentar. =P

Ora, sabes que não fumo e que o fumo dos outros me atrofia.
Por isso, ainda bem que finalmente se lembraram dos não fumadores.

Gostei da entrevista, bem estruturada, perguntas chave...
A minha Bé tá tão crescida *.*

Beijocas e boa sorte aí no curso ;)
***